Alto Douro Vinhateiro

Alto Douro Vinhateiro
Douro - Entre os rios Torto e Tedo




Este "blog" é dedicado às aldeias da Desejosa e Balsa do Douro, ao que lá se passa, ao que lá se diz...



terça-feira, 8 de junho de 2010

A FESTA DO BENFICA

Realizou-se no passado Sábado, como anunciado, a festa comerando o Campeonato de 2009/2010, ganho pelo Benfica.
Pelas 19H00, começou-se a grelhar a carne e a distribuir o vinho. A assistência ainda não era muita.
Às 22H00, mais coisa menos coisa, o conjunto "INOVAÇÃO 3", começou a sua actuação. A música chamou a população e a participação das pessoas subiu em flecha.
O Vinho corria pelos copos e pelas veias. A carne "desaparecia" do grelhador a uma velocidade alucinante. Não havia brasas que chegassem.
Pela noite fora, a festa foi em crescendo e durou até às 01H30.
Foi bom ver que não houve atitudes clubistas e o pessoal de vários clubes juntou-se à festa, que do Benfica teve pouco, foi mais uma oportunidade para a sã camaradagem e para se beber uns copos e comer umas febras (não dessas! De porco mesmo).
No Domingo ainda se comeu alguma carne que restou da festa e fez-se outra festa!

domingo, 30 de maio de 2010

Desejosa Fora de Estrada



Como já vem sendo hábito, com o 16º Encontro do 4 Club de Portugal, em 2008
e do 1º. Passeio de BTT, em 2009


A Junta de Freguesia da Desejosa, em colaboração com a AJADB, e com o apoio da Câmara Municipal de Tabuaço e do Instituto Português para a Juventude, vai organizar, dias 3 e 4 de Julho, o 1º Encontro Fora de Estrada

Mais uma oportunidade de conhecer os Sabores do Douro, com o pretexto de um Passeio pelas Vinhas.

Mais detalhes no sitio www.desejosa.pt

ou no blog www.desejosaforadeestrada.blogspot.pt

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sport Lisboa e Benfica

Campeão 2009/2010

Os apoiantes e simpatizantes do S.L.Benfica, da Freguesia da Desejosa

vão comemorar o facto do Benfica ser Campeão de Futebol

temporada 2009/2010.

Ficam todos convidados para se juntar à festa.

São todos benvindos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010

Neste carnaval os meninos do Jardim Escola da Desejosa resolveram homenagear o Luís , Ferrador da Aldeia e um dos últimos da região.


Assim, resolveram mascarar-se de ferradura, ficando para os adultos, os trajes de cavaleiro.

Também o "Boneco", o pónei do Luís se juntou à festa e até quis ficar na fotografia.









Bem aprumados e divertidos lá partiram para Tabuaço para incorporarem o tradicional cortejo carnavalesco, composto pelos alunos e professores de todos os equipamentos escolares do concelho.
Apesar do frio cortante nas caras dos foliões só se descortinava o calor da alegria e a emoção da festa.
Melhor que qualquer descrição as fotos dão uma pálida ideia da dimensão e euforia da festa.
















sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dia de São Sebastião

São Sebastião, padroeiro da Balsa de Douro, foi homenageado no passado dia 20.

A alvorada, às sete e meia, com foguetes e morteiros acordou a aldeia e tudo em seu redor.

Mais tarde foguetes chamaram os fiéis para a Missa, celebrada pelo Senhor Padre Frederico Martins, saindo depois a procisão a percorrer as ruas da aldeia.

Foi dia de festa sã e sagrada.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ontem foi dia de Santo Antão

Ontem, 17 de Janeiro, foi dia de Santo Antão, padroeiro da aldeia da Desejosa.

Houve alvorada com morteiros e foguetes, Missa e Procissão.

Da parte da tarde houve leilão de iguarias da região.

Parece que houve também outras coisas mas, eu não sei o quê.

domingo, 17 de janeiro de 2010

A Aldeia da Desejosa

No Distrito de Viseu, Concelho de Tabuaço, incrustrada nas vinhas do Douro, encontrei a aldeia da Desejosa ( http://www.desejosa.pt/ ).


Sede de Freguesia, composta pelas aldeias da Desejosa e Balsa do Douro.
Tem cerca de duzentos habitantes, no entanto, a sua taxa de emigração é grande, pelo que no Verão, Natal, Páscoa e festas, mais do que duplica o seu número, com naturais vindos, quer do estrangeiro - França, Suiça - quer do restante Portugal - Lisboa, Porto.



A Agricultura ocupa a maior parte da sua força laboral. Duas grandes firmas têm preponderância como empregadores, a "Quinta da Carregosa", na aldeia da Balsa do Douro criada de raiz por um filho da terra, Sr. Manuel da Costa, e a "Rozés", firma francesa que se instalou há longos anos na freguesia, tendo tido umja expansão brilhante para toda a região demarcada do Douro.



São produtos de eleição dos terrenos da aldeia o vinho e o azeite reconhecidos em toda a região duriense.




As uvas, de castas afamadas, dão origem não só ao "Vinho do Porto", aqui conhecido por "vinho tratado", fonte de rendimento principal dos agricultores, mas também, a excelentes vinhos de mesa, que começam a ser conhecidos internacionalmente.
O trabalho na vinha é incessante. O esforço é arduo. A recompensa é magra.


A vindima é sempre, aparentemente, uma festa. Há amigos que vêm, propositadamente, para ajudar (ou não) na vindima.


No caso do olival, é duro, embora não necessite acompanhamento tão frequente como a vinha, a apanha da azeitona é feita na época mais rigorosa do Inverno.


Depois de separada da folha e pequenos ramos ( o chamado "erguer"), a azeitona é ensacada e levada para os diferentes lagares da região, onde é trabalhada e dá origem ao maravilhoso azeite da região.